Projetos


2. Dados do projeto
2.1 Nomes do projeto: Respeitando as diferenças
2.2 Durações do projeto: seis meses
2.3 Naturezas prioritárias da ação:
2.4 Beneficiados diretos e indiretos da ação:
2.5 Históricos do Surgimento do projeto: Surgiu da necessidade de educar os alunos a respeitar as diferenças sociais.
2.6 Parcerias firmadas para a realização do projeto
Parceria com: SEM Secretaria Municipal de Educação, SESC, SESI e BNB Banco do Nordeste,
2.7. Qual a importância da participação dos parceiros – no que eles colaboraram para o sucesso da ação.
3. Diagnostico e Metodologia Utilizada
3.1. Procedimento utilizado para inicio da ação – pesquisas, estudos, biografias, analise de políticas publicas, etc.
Em reunião com os professores e todo o núcleo gestor sentimos a necessidade de compreender a diferença como diversidadene trabalhar em torno da informação e educação.
3.2. Diagnostico da situação trabalhada: inclui definição da situação principal.
3.3. Objetivo principal.
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio cultural afro-brasileiro, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
Objetivos Secundários
  • Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade possível e mudanças.
  • Reconhecer as qualidades da própria cultura, valorizando-as criticamente, enriquecendo a vivencia de cidadania;
  • Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação;
  • Repudiar toda discriminação baseada em diferenças raça/etnia, classe social, sexo e outras características individuais ou sociais;
  • Exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de crianças e cidadão;
  • Valorizar o convívio pacifico e criativo dos diferentes componetes da diversidade cultural.
O trabalho será realizado baseado nos seguintes tópicos.
Metodologia
  • Contação de história
  • Pesquisas
  • Palestras para a família
  • Encontros de professores
  • Literatura infantil
  • Jogos e brincadeiras
  • Recortes e colagens
  • Peças teatrais
  • Confecções de bonecos
  • Adivinhações
  • Reunião com a comunidade
  • Musicas
  • Confecções de instrumentos musicais
  • Fantoches
  • Álbum seriado
  • Vídeos
  • Parlendas

Avaliação
A avaliação será feita de forma continua, observando a mudança de atitudes de comportamento das crianças







Um comentário:

  1. Que projeto belíssimo!!!!!
    “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
    Paulo Freire

    ResponderExcluir