2.
Dados do projeto
2.1
Nomes do projeto: Respeitando as diferenças
2.2
Durações do projeto: seis meses
2.3
Naturezas prioritárias da ação:
2.4
Beneficiados diretos e indiretos da ação:
2.5
Históricos do Surgimento do projeto: Surgiu da necessidade de educar
os alunos a respeitar as diferenças sociais.
2.6
Parcerias firmadas para a realização do projeto
Parceria
com: SEM Secretaria Municipal de Educação, SESC, SESI e BNB Banco
do Nordeste,
2.7.
Qual a importância da participação dos parceiros – no que eles
colaboraram para o sucesso da ação.
3.
Diagnostico e Metodologia Utilizada
3.1.
Procedimento utilizado para inicio da ação – pesquisas, estudos,
biografias, analise de políticas publicas, etc.
Em
reunião com os professores e todo o núcleo gestor sentimos a
necessidade de compreender a diferença como diversidadene trabalhar
em torno da informação e educação.
3.2.
Diagnostico da situação trabalhada: inclui definição da situação
principal.
3.3.
Objetivo principal.
Conhecer
e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio cultural
afro-brasileiro, posicionando-se contra qualquer discriminação
baseada em diferenças culturais, de classe social, de sexo, de etnia
ou outras características individuais e sociais.
Objetivos
Secundários
- Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade possível e mudanças.
- Reconhecer as qualidades da própria cultura, valorizando-as criticamente, enriquecendo a vivencia de cidadania;
- Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação;
- Repudiar toda discriminação baseada em diferenças raça/etnia, classe social, sexo e outras características individuais ou sociais;
- Exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de crianças e cidadão;
- Valorizar o convívio pacifico e criativo dos diferentes componetes da diversidade cultural.
O
trabalho será realizado baseado nos seguintes tópicos.
Metodologia
- Contação de história
- Pesquisas
- Palestras para a família
- Encontros de professores
- Literatura infantil
- Jogos e brincadeiras
- Recortes e colagens
- Peças teatrais
- Confecções de bonecos
- Adivinhações
- Reunião com a comunidade
- Musicas
- Confecções de instrumentos musicais
- Fantoches
- Álbum seriado
- Vídeos
- Parlendas
Avaliação
A
avaliação será feita de forma continua, observando a mudança de
atitudes de comportamento das crianças
Que projeto belíssimo!!!!!
ResponderExcluir“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire