PPP Projeto Político Pedagógico


APRESENTAÇÃO


Este projeto político pedagógico tem como objetivo realizações voltadas para o desenvolvimento critico, social e emocional das crianças atendidas na EMEI Maria Dirciola Germano do município de Juazeiro do Norte.
As diretrizes curriculares aqui apresentadas objetivam oferecer referencias para elaborar, programar e acompanhar as propostas pedagógicas para a pré-escola.
Com o desempenho coletivo da equipe pedagógica, professores e funcionários construíram esse trabalho técnico pedagógico, contendo orientação didática que serão desenvolvidas através de atividade educativas que incorporam as atividades essenciais das crianças, com vista no seu pleno desenvolvimento de sua identidade e autonomia.

JUSTIFICATIVA

Na perspectiva de melhorar a qualidade do ensino e acompanhar essa fase transitória pela qual passa a pré- escola, no processo de desenvolvimento das crianças atendidas na EMEI Maria Dirciola Germano.
Buscando contribuir cada vez mais para a formação de cidadãos realmente capazes e conscientes.
Vimos através desta proposta, seguir metas que devem ser compridas no decorrer do ano de 2010 e 2011 dando assim uma educação de qualidade para nossos alunos enfrentando porem eventuais obstáculos.
Com isso o departamento de apoio pedagógico e a secretaria de educação federal vêm contribuindo para desenvolver uma socialização entre o ambiente escolar e familiar priorizando o cumprimento da constituição Federal de 1988, estatuto da criança e do adolescente, lei de diretrizes e bases da educação nacional lei n°9394/96 e referencial curricular para educação infantil, propondo política de integração com vista no pleno desenvolvimento da criança. 


DIAGNÓSTICO


A EMEI Maria Dirciola Germano é constituída por cinco salas de aulas, um bloco de banheiro com três sanitários e um chuveiro, um espaço para refeições, uma cozinha, um almoxarifado para materiais de limpeza e uma dispensa para alimentos. Possui um espaço e uma bica para a recreação das crianças.
A EMEI atende crianças de 03 a 05 anos com baixa renda familiar. Compõe um quadro funcional de 10 professores, 02 auxiliares de professores, 01 diretora, 01 coordenadora pedagógica, 01 merendeira, 02 auxiliares de serviços e 01 vigia noturno.
A EMEI também atende uma clientela de crianças, beneficiando um total de 158 famílias aos quais procuram trazê-los para a escola com ações comemorativas, reuniões, ações voluntarias, palestras com profissionais abordando temas preventivos e pedagógicos no que diz respeito a aprendizagem das crianças.
Busca soluções que venham dar continuidade a um processo educativo de qualidade, a integração família escola vem fazer um trabalho com o objetivo de elevar e resgatar a auto- estima das nossas crianças, onde a EMEI n
  • teresse do aluno aos esportes e a leitura para reduzir a evasão escolar, induzindo assim o aluno a freqüentar ativamente o ambiente de ensino.
  • Garantir a participação de todos os professores nas oficinas pedagógicas oferecidas pela equipe técniOBJETIVOS GERAIS

OBJETIVOS GERAIS

  • Garantir a socialização da meio familiar e escolar, visando assim o desenvolvimento social e cognitivo das crianças matriculadas na EMEI.
  • Desenvolver atividades pedagógicas visando à qualidade do aprendizado e não a qualidade do conteúdo, melhorando o conhecimento de cada aluno em sua respectiva faixa etário e estimulando-os para uma participação mais ativa e agradável.
  • Valorizar as diferenças combatendo a discriminação,


    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Construir um projeto político pedagógico com foco na realidade da criança integrando o desenvolvimento do conhecimento, atividades, valores e habilidades para fornecer a construção de uma consciência historia - critica.
    • Valorizar a criança na sua realidade sócio-cutural.
    • Proporcionar aos familiares a importância da irradiação da violência da comunidade.
    • Criar projetos de aprendizagem no intuito de despertar o interesse do aluno aos esportes e a leitura para reduzir a evasão escolar, induzindo assim o aluno a freqüentar ativamente o ambiente de ensino.
    • Garantir a participação de todos os professores nas oficinas pedagógicas oferecidas pela equipe técnica da CEDUC, melhorando assim o desenvolvimento de cada um dentro da área que exercem para melhor resultado. 

      METAS


      • Criação de novos projetos que melhorem em ate 80% o processo de ensino e aprendizagem das crianças.
      • Garantia de 80% a aprendizagem das crianças através de mecanismo que favoreçam a individualidade de cada um como ser único.
      • Estimular em 80% a socialização dos familiares com o meio educacional para um melhor resultado no processo educativo da criança.
      • Articular em 80% estratégica que envolva criatividade, raciocínio e desenvolvimento motor das crianças para motivá-las a freqüentar uma aula agradável melhorando sua aprendizagem.
      • Avaliação em 50% da estrutura física da escola.

        ESTRATÉGIAS



        • Desenvolvimento de aulas psicomotoras como a dança, jogos e brincadeiras, coral e teatro.
        • Divulgar a exposição dos trabalhos exercidos pelos próprios alunos em murais educativos.
        • Promover passeios culturais.
        • Ministrar oficinas educativas para as crianças.
        • Integração da EMEI com a comunidade, através de vistas de professores nas residências dos alunos para conhecer melhor o dia-a-dia dos mesmos.
        • Solicitar ao secretario de ação social.











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